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Suporte Técnico

Que tipo de suporte os clientes podem esperar da Kalled

Os produtos Kalled são projetados e produzidos de acordo com as mais rigorosas especificações técnicas exigidas pelas montadoras e certificados pelo INMETRO.

Porém, para o adequado desempenho e segurança, a montagem é extremamente importante. Para ilustrar, podemos dizer que 99,9% das ocorrências envolvendo garantias são ocasionadas por:

  • Erro na montagem;
  • Re-utilização de Peças afins
  • Retifica inadequada

Para minimizar estes erros, nosso Suporte Técnico está à disposição. Sabemos que a qualidade dos produtos tem que ser complementada pela qualidade dos serviços e, para apoiar na aplicação, desenvolvemos um Suporte Técnico excelente, onde técnicos capacitados estarão ao seu lado, ajudando no sucesso do seu negócio.

Além disso, elaboramos um guia de montagem que é, conforme falamos na Kalled, o mapa da mina para deixar nosso cliente feliz.

Orientações para a montagem

No ato da remontagem do motor pós-retificação deve se verificar e seguir as especificações técnicas informadas pela fabricante do veiculo e dos fabricantes das peças substituídas.

Sistemas de lubrificação (bomba, filtro e canalizações) tais como de refrigeração (radiador, bomba, mangueiras, reservatório e liquido de arrefecimento, dutos e galerias) de alimentação (bomba, filtro, mangueiras, conecções, tanque, reservatório de partida a frio, bicos, carburador) e elétrico (velas, cabos de ignição, bobina, bateria, alternador e motor de partida) devem ser devidamente revisados assegurando o perfeito sincronismo do propulsor.

Recomenda-se que a primeira troca de óleo e filtro pós-remontagem do motor sejam realizados nos primeiros 300 quilômetros, evitando assim que toda e qualquer fuligem resultantes da usinagem (retífica) se impreguinem ao óleo levando danos gerais ao motor.

Retificação

Deve se seguir rigorosamente a folga de montagem pistão / cilíndro informada no topo dos pistões e na etiqueta da caixa do produto, o bloco deve ser retificado / brunido e os pistões a esse montado a uma temperatura de 20 °c.

Altura do cabeçote

Deve se manter a altura do cabeçote no mínimo recomendável, bem como a não instalação de componentes periféricos para sub alimentação do motor como turbo compressor e outros evitando assim o excesso de taxa e a ruptura de paredes de canaletas de anéis de segmento.

Parafusos de capa de biela e prisioneiros de cabeçote

Os parafusos de capa de biela e prisioneiros de cabeçote devem ser substituídos por novos na remontagem do motor , pois esses por serem elasticos, em ângulo e em grau, perdem a eficacia após soltos para desmonte do motor.

Pinos Flutuantes

Quando montados, são livres (sem interferência) tanto no cubo do pistão como no olhal da biela. para evitar seu deslocamento, utilizam-se  anéis travas / argolas.

A Biela

Nos pistões cujo pino é oscilante (pino fixo a biela) a biela deve ser aquecida em estufa elétrica em temperatura apropriada de 300 °c. após a montagem deve se resfriar o conjunto biela pistão pino em óleo e água. após o devido resfriamento deve-se aplicar uma quantidade significativa de óleo de fina viscosidade  na região dos cubos dos pistões movimentando a biela para cima e para baixo para que o óleo penetre e lubrifique os furos dos pistões criando uma película entre o furo e o pino, evitando assim que o pino engripe no furo do pistão sem a lubrificação de funcionamento inicial do motor.

Recomendamos a utilização de anéis de segmento de qualidade para garantia a eficiência junto a durabilidade das demais peças mencionadas acima.

Solicitação de garantia

Prazos para Solicitação da Garantia

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece no artigo 26, inciso II, Lei nº 8.078/90, que o tempo de garantia para produtos duráveis é de 90 (noventa) dias a partir da data da compra do mesmo. As peças fabricadas pela Kalled e comercializadas no Brasil através de seus Distribuidores têm 6 (seis) meses de garantia, já incluindo os 90 (noventa) dias previstos em lei contra defeitos de fácil constatação – a contar da data da nota fiscal de compra do cliente final.

Envio do Produto para Análise Técnica
Antes do envio das peças, o reclamante deve se dirigir com as peças, de preferência com a caixa do produto onde comprou o mesmo para este coletar as informações necessárias. Somente será autorizado o envio de postagem após estes procedimentos serem atendidos. Peças recebidas pela Kalled sem o registro da ocorrência não serão analisadas e serão devolvidas, sendo o frete (a cobrar) a cargo do reclamante.
Concessão da Garantia

A Kalled analisará o produto enviado em garantia conforme os critérios visuais e análise técnica de desempenho em laboratório. Lembramos que até a constatação da garantia ser procedente, estamos impossibilitados de realizar qualquer tipo de
ressarcimento em espécie e/ou em peças para o reclamante.

A Kalled reserva-se ao direito de não ressarcir outros gastos decorrentes do agravamento da falha da peça em função da não comunicação imediata e relatada do defeito constatado.

Garantia Procedente

Quando o produto for considerado procedente de garantia por apresentar defeito de fabricação, a Kalled realizará a substituição por um novo produto enviado em garantia (mesmo modelo), com frete por nossa conta.

Caso não haja a disponibilidade da peça em estoque para a substituição em garantia do produto, a Kalled ressarcirá o cliente em forma de crédito, conforme o valor de venda. O valor do crédito será feito com base no valor de venda.

Qualquer outro tipo de garantia, além da mencionada acima, deverá ser acordada de forma separada entre o cliente e a Kalled, desde que a mesma não ultrapasse o prazo de 180 (cento e oitenta) dias a partir da data de compra da peça.

Eventuais custos envolvidos na garantia somente serão tratados mediante apresentação de declaração e cópia de notas fiscais que comprovem os gastos. A Kalled reserva-se ao direito de confrontar tais custos com valores de mercado praticados por empresas idôneas.

Garantia Improcedente

Após análise técnica em laboratório, se o produto for considerado improcedente de garantia será devolvido acompanhado de nosso Relatório Técnico identificado e rastreável pelo número seqüencial e ano. A Kalled não atenderá pedidos de garantia e solicitações de ressarcimentos adicionais nos seguintes casos:

  • Manutenção indevida, aplicação ou manuseio inadequado do produto.
  • Produtos com avarias visíveis e decorrentes de queda, choque, transporte ou armazenamento incorreto.
  • Aplicação de peças não comercializada pela Kalled.
  • Agravamento da falha em função da não comunicação imediata e relatada do defeito constatado.
  • Produto que tenha sofrido desgaste normal de uso.
Disponibilidade do Relatório Técnico

O prazo estipulado pela Kalled para análise e emissão de Parecer Técnico do produto solicitado em Garantia é de 30 dias a partir do recebimento da nota fiscal do cliente,
conforme artigo 18, parágrafo 1º do CDC. Quando necessário para cumprir com alguma etapa de análise técnica, este prazo poderá ser ampliado através de acordo entre o cliente a Kalled. Caso o prazo não seja respeitado, caberá à Kalled ressarcir a garantia, independente da procedência ou não da mesma.

Contatos para a solicitação da assistência técnica / garantia

Em caso de necessidade de abertura de chamado técnico o solicitante (distribuidor, lojista, aplicador e ou consumidor final) deve entrar em contato com o suporte técnico Kalled para registrar a ocorrência e receber orientações e esclarecimentos gerais tais como o preenchimento obrigatório da IRC (informe de reclamação do cliente) e demais procedimentos.

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